Página Inicial > Sem categoria > Memória curta

Memória curta

29, maio, 2015

Se escuta, se lê e se vê gente exasperada na mídia catarinense manifestando-se, até com ódio e notável preconceito, diante da chegada de algumas dezenas de haitianos e senegaleses em SC por estes dias. É muito desrespeito, hipocrisia e principalmente falta de memória dessas pessoas, cujos sobrenomes de que tanto se orgulham as remetem a alguns milhares de italianos, alemães, poloneses, russos e de outras etnias, seus bisavós e avós, que no século 19 vieram para o Brasil fugindo de guerras e miséria. As mesmas tragédias que impelem a fuga para o Brasil dos haitianos e senegaleses.

Categorias:Sem categoria Marcadores:
  1. Rudi
    29, maio, 2015 em 14:29 | #1

    A diferença é que os antigos imigrantes que formaram nossa população, foram convidados a virem ao país, chegando de forma organizada, para cumprir uma função na sociedade brasileira daquele momento e ficaram, inclusive, de quarentena, como garantia de que não trouxessem nenhuma doença.
    Nada parecido com o que se vê agora. Deixemos de lado o “bom-mocismo” e encaremos a verdade. E se algum desses novos imigrantes, cujos países ainda sofrem com muitas doenças que aqui já estão erradicadas há décadas e para as quais não temos mais anticorpos, como a varíola, estivesse infectado. Muitos chegaram doentes (sabe-se agora que não era nada grave), sem passar por nenhum tipo de controle sanitário.
    Foi uma imigração totalmente desordenada, de gente que nem deve ser rotulada como refugiados, já que não sofrem nenhum tipo de perseguição em seus países e investiram muito dinheiro para chegar aqui (sinal de que não são miseráveis). Por que esses não precisam passar por controles imigratórios.
    Esse caso é simbólico quanto a irresponsabilidade de nossas autoridades, muitos dos quais são licensiosos e permissivos em demasia por temerem prejuízos em suas carreiras. Já a população, que arque com tudo.

  2. Herbert
    29, maio, 2015 em 14:54 | #2

    Uma coisa precisa ser dita nesta questão dos países pobres. A Inglaterra principalmente, a França entre outros menos vorazes, viveram durante dois séculos explorando esses países, sua riquezas e seus povos (entre eles a escravidão). A exploração era tanta, que estes países passaram dois séculos sem se procuparem com déficit na balança de pagamentos. Hoje desavergonhada e arrogantemente querem fecham suas fronteiras a todo e qualquer imigrante. Eles que se cuidem pois, algum dia Chineses ou Indianos podem fazer uma festa dentro do cercado deles.

Os comentários estão fechados.