Página Inicial > Sem categoria > Não à cavalgada

Não à cavalgada

27, julho, 2010

Na edição do ano passado, além da morte de cavalos, a população não aprovou desfile nas ruas em que cavalos muito cansados por percorrerem longas distâncias sem comida e água, puxavam pesadas carroças lotadas por homens aparentando sinais visíveis de embriaguês. A direção do Santuário Santa Paulina, devido a crescente desvirtuação e descaracterização da cavalgada, tem manifestado desconforto em ver o nome de Santa Paulina associado ao evento. Numa medida inicial, não permitiu mais que seus pátios servissem de acampamento. Várias ONGs, o Conselho Regional de Medicina Veterinária, a Policia Ambiental e até a Sociedade Mundial de Proteção aos Animais, além do Ministério Público, já foram alertados dos abusos aos animais que ocorrem no evento.

Categorias:Sem categoria Marcadores:
  1. Francisco Freire
    1, agosto, 2010 em 14:15 | #1

    O ideal é termos leis rígidas, sérias, que se façam cumprir e fiscalizar. Outra questão: devemos divulgar os animais enquanto seres de direito, que vivem, que se inspira cuidados e não como mera propriedade alheia ou objetos, brinquedinhos de vitrine…

  2. Maria Izabel Bocchi
    1, agosto, 2010 em 17:28 | #2

    Sou absolutamente contra QUALQUER TIPO de imposição de sofrimento a animais.

  3. Luciana Rezende
    1, agosto, 2010 em 17:42 | #3

    Sou absolutamente contra qualquer tipo de sofrimento animal

  4. Maria Izabel Bocchi
    1, agosto, 2010 em 17:49 | #4

    Mandei e-mails a todos pedindo que não aconteça mais esse “evento”.

  5. Eliana Bucci
    1, agosto, 2010 em 18:03 | #5

    Parecrível que neste século ainda encontremos práticas medievais . Farei minha parte repassando esse e- mail

  6. Gina Mayrhuber
    1, agosto, 2010 em 18:28 | #6

    Santa Catarina é um dos lugares mais bonitos do Brasil ,sendo procurada por muitos turistas.
    O povo é muito bonito quase todos descendentes de família estrangeira.
    Fico abismada de ver tamanha ignorância numa festa que se diz religiosa ,uma homenagem a uma Santa em que o unico propósito é a tortura e o sofrimento de animais.
    Acho que a Igreja Católica deveria ser a primeira a tomar atitude no termino dessa ridícula festividade em nome de uma Santa que concertesa deve estar horrorisada com infeliz acontecimento.
    Nova Trento, interior de Santa Catarina,Que Santa Paulina encha o coração e as mentes de seus moradores com mais amor e compaixão aos animais.

  7. Celia Souza
    1, agosto, 2010 em 18:29 | #7

    Definitivamente,o ser humano tinha que ser reinventado ! Sua crueldade não tem limites !

  8. IVETE
    1, agosto, 2010 em 19:21 | #8

    EU TAMBEM GRITO: NÃO A GALVAGADA E TODO TIPO DE VIOLENCIA A QUALQUER SER VIVO! FAÇO MEU O PROTESTO DE TODOS CONTRA TODA ESSA BRUTALIDADE, INCLUSIVE AS CITAÇÕES BIBLICAS DE ONDE TAMBÉM CONHECO UMA PASSAGEM IMPORTANTE QUAL FALA SOBRE TRES HOMENS DE DEUS QUE SE RECUSARAM A COMER DA MESA DO REI NABUCONDONOSOR. DESAFIANDO A CORTE DO REI; COMER APENAS LEGUMES E MESMO ASSIM NO FINAL ESTAREM MAIS FORTES E MAIS SAUDÁVEIS DO QUE AQUELES QUE SE BANQUETEAVAM DA MESA FARTA DO REI. NÓS SABEMOS DO QUE ERA COMPOSTO ESSES BANQUETES; PURA CARNIFICINA! NO FINAL, SADRAQUE, MEZAQUE E ABDINEGO PROVARAM QUE ESTAVAM CERTOS E NABUCONDOSOR TEVE QUE RECONHECER QUE AQUELES TRES HOMENS TINHA ALGO ESPECIAL. E TINHA MESMO MEUS AMIGOS. ELES TINHAM EM SEUS CORAÇÕES O TEMOR E O AMOR A DEUS E É EXATAMENTE ESSE SENTIMENTO QUE ESTÁ SE ESTINGUINDO DOS CORAÇÕES DOS HOMENS E ISSO TAMBÉM É UM ALERTA BIBLICO. FIQUEM COM DEUS!

  9. IVETE
    1, agosto, 2010 em 19:58 | #9

    QUERO DEIXAR REGISTRADO AQUI QUE TENHO EXATAMENTE QUARENTA E NOVE ANOS E QUE LEVEI QUASE ESSE MESMO TEMPO PARA QUE MINHA CONSCIÊNCIA SE INTENSIFICASSE EM RELAÇÃO AOS SOFRIMENTOS CAUSADOS AOS ANIMAIS DOMÉSTICOS E SILVESTRES. DEVO ISSO ESPECIALMENTE AO MEU CASAL DE GATOS UM DOS QUAIS LITERALMENTE, SALVAMOS DAS RUAS E DA MORTE IMINENTE. FOI UM MES DE TRATAMENTO INTENSIVO. E FOI ASSIM QUE DESPERTEI. E PASSEI A AMAR TODOS OS ANIMAIS NO MEU FRÁGIL GATINHO, EU E MEU MARIDO. DE SETENTA GRAMAS FOI PARA QUATRO QUILOS E SETECENTOS GRAMAS SE CHAMA PANTER É PRETO COMO UM VELUDO BRILANTE E ESTÁ AOS MEUS PÉS DORMINDO FELIZ E TRANQUILO! EU DESEJO QUE O AMOR SURJA NO CORAÇAO DESSAS PESSOAS POIS SÓ ASSIM SERÃO FELIZES E PASSARÃO PARA O LADO DO BEM! FIQUEM COM DEUS.

  10. Vivian
    1, agosto, 2010 em 21:17 | #10

    Bem, antes de mais nada, vou dizer que não sou vegetariana, não sou a favor do vegetarianismo, não sou contra a utilização de animais na produção de soros, remédios e vacinas, mas… deixar os cavalos morrerem de estafa? Esse era o objetivo da cavalgada? Senão, se o objetivo era só ir de um lugar a outro, que fizesse um revezamento com os cavalos, dessem água e comida, isso não é nem caso de proibir a cavalgada em si, e sim de limitar o número de pessoas nas carroças e se exigir que se faça um revezamento e se alimente os bichos direito!

  11. elizabeth dantas
    1, agosto, 2010 em 21:38 | #11

    Realmente, os homens estão totalmente dese4quilibrados, desumanos, pessoas esgoistas. nao pensam que existem vidas ali. Tratamos animais como objetos.
    Mas a unica coisa me deixa feliz..é saber que irão pagar caro por isso, pois Deus fará com que paguem. Depois irão reclamar que são abandonados como os animais, que soffrem por algumas coisas.. etc..
    SEI QUE IRÃO PAGAR.. E CARO POR TUDA A MALDADE COM OS ANIMAIS…ISSO É CERTO!!!!!

  12. CELITA MARIA CARDOSO BERANGER
    1, agosto, 2010 em 22:09 | #12

    É totalmente inaceitável que seres humanos adotem comportamentos causadores de sofrimentos aos animais que, não somente nada fazem por merecer o mau trato como ainda por cima só fazem oferecer docilidade e bom servió ao humano.
    Mais absurdo ainda é constatar que estes fatos são, por mais uma ação indevida dos envolvidos, associados à Santa Paulina. De fato, constatar tais coisas, provoca vergonha e revolta com a atual condição de alguns seres que já não merecem ser definidos como humanos.
    INDISCUTIVELMENTE NÃO À CAVALGADA QUE MALTRATA OS CAVALOS.
    QUE SEJA VETADA, HOJE E SEMPRE.

  13. Débora Carvalho
    2, agosto, 2010 em 00:27 | #13

    É impossível continuar com essa maldade toda!!!
    Tenho nojo desses monstros que se dizem SER HUMANO quando na verdade são SERES DESUMANOS!!!
    Que Deus tenha piedade dessas pessoas, porque eu, NÃO tenho!!!

  14. 2, agosto, 2010 em 05:03 | #14

    Sou protetora de animais e sou totalmente contra a todo e qualquer esporte, divertimento tortura, contra qualquer animal.
    Todos têem direito à vida, ao respeito do ser humano racional e estamos chegando num ponto tal; que vamos acabar sem saber se somos nós ou eles,”OS IRRACIONAIS!”

  15. LUZIA ILZA FERREIRA JORGE
    2, agosto, 2010 em 09:28 | #15

    Sou absolutamente contra qualquer tipo de sofrimento humano e/ou animal
    No futuro seremos observados como bárbaros, à semelhança do que sentimos hoje quando observamos quadros de escravos sendo açoitados, crianças negras recebendo sobras das mesas dos senhores, etc.

  16. Renata
    2, agosto, 2010 em 09:47 | #16

    É absolutamente inaceitável ao meu ver o descaso com nossos irmão, os animais. Isso me entristece muito. O animal é um ser indefeso, que não consegue opinar e expressar seus desejos. E eu sempre digo, a pessoa que não sabe amar um animal é incapaz de amar um ser humano. NÃO a qualquer tipo de maus tratos aos animaizinhos…..

  17. Andréa Freitas
    2, agosto, 2010 em 10:48 | #17

    É simplesmente absurdo usarem qualquer animal para qualquer finalidade inútil.
    Sou contra a cavalgada ou qualquer outra forma de maus tratos a animais.
    Apesarem de ser irracionais apenas no nome, tem mais sentimentos que muitos seres humanos.
    São VIDAS que merecem respeito.

  18. Luciana Faganello
    2, agosto, 2010 em 12:39 | #18

    Sou contra qualquer tipo de imposição de sofrimento aos animais seja para qualquer fim.
    Sou contra a covardia onde um ser mais forte impõe ao outro a sua vontade.
    Sou contra cavalgadas, farras do boi, rodeios, touradas, e tantas outras brutalidades chamadas de “manifestações culturais”.

  19. Queiroz Alcântara
    2, agosto, 2010 em 13:34 | #19

    Chega de maltratar os animais e misturar religião com sacrifícios, principalmente dos chamados irracionais, quando na verdade, irracionais são os humanos que promovem tais absurdos.

  20. viviane
    2, agosto, 2010 em 13:45 | #20

    Não a cavalgada… basta de tanta crueldade!!!

  21. 2, agosto, 2010 em 13:49 | #21

    Não a cavalgada!
    Não a exploração dos animais!

  22. Ana Flores
    2, agosto, 2010 em 13:51 | #22

    DIGO NÃO A CRUELDADE AOS ANIMAIS, AFINAL DE CONTAS ELES TAMBÉM SÃO CRIAÇÕES DE DEUS, QUE MERECEM NOSSO RESPEITO E AMOR!!!

  23. 2, agosto, 2010 em 14:47 | #23

    Em pleno século XXI, acho incrível como as pessoas tendem a regredir na vida! É muita falta de sensibilidade obrigar um animal a conviver com o transito caótico das grandes cidades. Suportar o stresse do barulho e apanhar de chicote par acompanhar o ritmo do transito! É muita maldade o animal aspirar o dia todo monóxido de carbono. Não, sem contar que o pasto que lhes servem de alimento é colhido ao longo das avenidas e estradas igualmente impregnado de venenos. O pior de tudo é a omissão do poder público, que faz vista grossa e fica em cima do muro.

  24. 2, agosto, 2010 em 15:05 | #24

    Que absurdo! Maltratar os animais em nome de quê? De homenagem à santa? Ora, a santa quer amor e respeito…A lei de Jesus é a lei do Amor Incondicional a todas as formas de vida…A santa quer transformação interior, caridade, compaixão, não isso!!!Vergonha!

  25. eliane bessa leite
    2, agosto, 2010 em 15:31 | #25

    Quando a humanidade vai deixar de bichos para serem humanos. Viva os animais tem muito mais amor e fidelidade do que os homens. Abaixo sempre a crueldade.

  26. Lucicleia Honorato dos Santos
    2, agosto, 2010 em 15:56 | #26

    Cada vez confio menos nos homens e mais nos animais.
    Absurdo! Parece que o que fazemos ao proteger os animais, torna-se tao pequenino diante da crueldade de algumas pessoas que ainda usam o nome da virgem para justificar
    sua bestialidade.
    Nao ve os imbecis que matam onça e outros animais em instinçao so por prazer.
    Queria eu que eles tivessem a mesma escolha de defesa que os bichos.
    Em frente gente. Nao vamos desistir.

  27. MOnica Gonçalves
    2, agosto, 2010 em 16:27 | #27

    Como podem algumas pessoas se divertirem á custa de sofrimento de outros seres vivos ? aonde está a graça?
    Com tanta coisa bacana pra fazer, se divertir, porque causar dor e sofrimento?
    NÃO À CAVALGADA!

  28. Dilza Moreira Casetta
    2, agosto, 2010 em 19:27 | #28

    Sou totalmente contra qualquer brutalidade com os animais: cavalgadas, touradas, rodeios… animais presos em zoológicos ou circos e animais tendo sua pele arrancada ainda vivo em fazendas de pele!!! O ser humano é extremamente egoísta e antropocêntrico. Não consegue se alimentar ou se divertir de outra forma que não seja com animais! NÃO ÀS CAVALGADAS!!!

  29. cristiane marques de oliveira
    2, agosto, 2010 em 20:11 | #29

    Sou contra qualquer ato contra animais, maltratos, cavalgadas….isso não tem nada de humano e nem Deus aprova tamanha crueldade. Pessoas que realizam esse ato não podem dizer que fazem isso para qualquer deus que seja….isso não é religioso.
    Não As Cavalgadas

  30. Soraia Jorge
    2, agosto, 2010 em 20:27 | #30

    não a cavalgada!!! O ser humano devia ser mais criativo pra encontrar formas saudáveis de se divertir, não as custas de sofrimento!!!

  31. Sandra Peixoto
    3, agosto, 2010 em 08:44 | #31

    Sou terminantemente contra a qualquer tipo de violência imposta aos animais, eles são seres iguais a gente, não merecem sofrer!!! Ao contrário, são dignos de receber amor, carinho e respeito.

  32. Leila Angelo
    3, agosto, 2010 em 09:10 | #32

    Numa época em que as touradas foram proibidas na Catalunha, vamos nos unir para dar um fim a esta barbaridade com os cavalos. Vamos dizer não!!!

  33. Graziela Casetta
    3, agosto, 2010 em 10:20 | #33

    “A grandeza de uma nacao e’ calculada pelo modo como seus animais sao tratados.” Gandhi
    Entao a gente pode ter certeza que o Brasil continua sendo um paizinho bem atrasado, de mentes bem pequenas, de pessoas bem egoistas. Nao a cavalgada, com certeza.
    Ou melhor ainda, porque nao vai voce de cavalo enquanto um outro imbecil vai nas tuas costas? Vamos ver se voce gosta?

  34. Márcia Veras
    3, agosto, 2010 em 10:49 | #34

    “Demonstrações de fé às custas do sofrimento alheio não é algo com o que se possa compactuar. É o que ocorre ao se promover, participar ou permitir o martírio e morte de cavalos na Cavalgada nos Caminhos de Santa Paulina, em Nova Trento, que em 2009 reuniu cerca de 5.000 destes animais, segundo informações da imprensa. Associar esta atrocidade à imagem de Amábile Lúcia Visintainer, muito ao contrário de uma homenagem, é uma afronta a sua memória e dissemina valores que nada tem a ver com a bondade e o amor que são os símbolos da vida de Santa Paulina.

    Ainda que não houvesse a morte dos animais, como as que ocorreram no ano passado, o sofrimento que lhes é provocado por esta “cavalgada” de várias horas já bastaria para que esta prática fosse banida. Os relatos são de cavalos extenuados por percorrerem longas distâncias sem comida e água e puxando pesadas carroças lotadas por homens “aparentando sinais visíveis de embriaguês”.

    Solicitamos às autoridades da Cidasc e da Polícia Civil e Militar que não permitam a realização deste dantesco “espetáculo”, cujas práticas ferem frontalmente a legislação vigente (artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9605/98).

    Que interesses econômicos e políticos não se sobreponham a valores fundamentais, como o da compaixão ensinada por Santa Paulina. Que a fé seja manifestada com exemplos de bondade e respeito à vida, e não submetendo-se animais à tortura.”

    Att,

    Márcia Veras

  35. Maria Aparecida Maroti
    3, agosto, 2010 em 13:39 | #35

    Proibição já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Os animais não fazem promessas. Que elas sejam pagas por quem faz, utilizando suas próprias pernas.
    Penso que a igreja católica deveria enfatizar mais sobre São Francisco de Assis, o santo que amava tanto os animais.
    São inúmeras as cavalgadas para cidades religiosas que as pessoas utilizam os animais ou como montaria direta ou carregando famílias nas carroças ou charretes,.
    Péssimos exemplos também são as cavalgadas para Aparecida do Norte e Pirapora do Bom Jesus no Estado de São Paulo.

  36. Artemisia Moreira da Rocha
    3, agosto, 2010 em 22:19 | #36

    A sociedade civil tem de mobilizar-se para que essa pratica seja extinta. Eh uma barbarie.

  37. Khelen A. Oliveira
    4, agosto, 2010 em 17:21 | #37

    É uma vergonha pra humanidade em um mundo tão moderno e civilizado, tão cheio de tecnologias e ainda existam práticas como essa, touradas, utilização de animais como cobaias em pesquisas, violência contra animais domésticos…meu Deus aonde vamos parar!!
    Como diz Charles Darwin:
    “Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais…os animais assim como o homem demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento!!

  38. maria saporetti
    4, agosto, 2010 em 22:48 | #38

    Não podemos aceitar essas atrocidades.
    Esses monstros tem que pagar pelos seus atos.

  39. fatima couto
    5, agosto, 2010 em 11:33 | #39

    GENTE ISTO É UM ABSURDO!!!!!!TOMARA QUE QUANDO ELES FICAREM BEM VELHOS, ELES PAGUEM ESTS MALDADES EM UM ASILO BEM VAGABUNDO E FEDORENTO

  40. SIMONE PEREIRA DA SILVA
    5, agosto, 2010 em 15:35 | #40

    NÃO É JUSTO QUE, ANIMAIS TÃO NOBRES, TÃO DIGNOS E IMPONENTES NA SUA PRÓPRIA BELEZA, QUE CABE ALIÁS A QUALQUER ESPÉCIE ANIMAL, SEJAM TÃO HUMILHADOS E MALTRATADOS. ACABEM COM ESSA BÁRBARIE, POR FAVOR…

  41. bernadete Pitta Chahin
    9, agosto, 2010 em 18:29 | #41

    Sou contra o sofrimento de qualquer animal. Total apoio.

  42. 10, agosto, 2010 em 13:51 | #42

    Não à Cavalgada.

  43. cynthia bonnemasou
    10, agosto, 2010 em 14:48 | #43

    Peçamos aos homens , às entidades espirituais, aos santos e anjos, a quem acharmos devido, proteger e atuar em favor dessas criaturas e tantas outras vítimas da ignorância e da maldade. Esses maus tratos têm que parar.

  44. Bianca Amaral
    10, agosto, 2010 em 16:39 | #44

    Não às Cavalgadas. Proibição já.Chega de maus tratos aos animais.É muita maldade, crueldade e ignorância.Tem que ser proibido pelas autoridades e pela igreja.
    Existem outras formas mais bonitas e humanas para se manisfestar amor e fé pela Santa Paulina.Por que não fazer outro tipo de festa, recolher donativos e alimentos para as pessoas carentes para os desabrigados e necessitado.Por que não demontrar amor e caridade, atitudes que sejam condizentes com a festividade e com a Santa.

  45. 10, agosto, 2010 em 22:20 | #45

    NAO A ESSE HORROR!POR TUDO QUE È MAIS SAGRADO,ACABEM COM ESSA CRUELDADE QUE REBAIXA A ESPECIE HUMANA À CATEGORIA DE MONSTROS!!!

  46. Edwin Auza Villegas
    11, agosto, 2010 em 14:45 | #46

    Sou completamente contra todo tipo de mau-trato e abuso aos animais; incluindo as cavalgadas e outros eventos que servem só para a diversão de pessoas de consciência inferior que não possuem nem amor nem caridade no seu coração. Sou membro de uma Ong em pro da vida animal que defende os direitos dos animais como sendo iguais aos de todas as criaturas que foram criadas por Deus. Alias, o ser humano, com toda sua prepotência, acho que é o menos merecedor dessa Criação. Excluídos todos os seres abençõados que cuidam e amam os animais.

  47. Rosana Lazzarini Miranda
    12, agosto, 2010 em 00:09 | #47

    Eu penso que Santa Paullina não deve estar nem um pouco feliz com esse tipo de homenagem a ela, pois fazia o bem e ajudava a todos e nunca admitiria uma crueldade assim com os animais. Aliás, uma coisa dessas não faz bem a ninguém de bom coração e de bom caráter. Maltratar os animais como pretexto para festividades é tão grosseiro e medieval, que nem parece sermos povos civilizados do século XXI!!! Santa Catarina está de “ANTI-PARABÉNS” por essa idiotice, covardia e maldade. Acho deplorável quem realiza tais atos cruéis como esse!!! Ao meu ver, isso não pode ser chamado de “SER HUMANO”!!!E, enquanto isso, até na Espanha as touradas já foram proibidas…

  48. 12, agosto, 2010 em 11:40 | #48

    Faço minhas as palavras do Instituto Nina Rosa. Sou vegetariana em respeito aos animais.
    Também acho absurdo impor aos animais tais sofrimentos, estas pessoas que fazem esta cavalgada, que estão atrás de bençãos deveriam por a mão na consciência, olhar o que estão fazendo aos animais. Por outro lado a Igreja que prega amor, bondade para com todos, porque permite esta cavalgada? sofrimento não é cultura, fome e sede não é cultura.
    Porque estas pessoas não vão a Trento de caminhão ou qualquer outro meio de transporte?

  49. Maria Eugenia Timoni
    14, agosto, 2010 em 04:56 | #49

    Nas vezes que estive no interior do Estado do RGS .pude constatar a forma cruel com que são tratados os animais. Cachorros presos dia e noite em correntes de 50cm., ao relento nas noites geladas dos campos gaúchos. Famintos e doentes, felizmente vivem pouco.
    Quando não servem mais para latir em alerta, são deixados amarrados à mingua , sem comer nem beber.
    Acredito até em “uma cultura de desumanidade” com relação aos pobres animais. pois tive a oportunidade de presenciar cenas deprimentes inúmeras vezes.
    Foram as piores férias de minha vida.

  50. 20, agosto, 2010 em 12:07 | #50

    Eu tmho participado não sou contra a cavalgada mais precisamos consciência de que os animais sofrem que nem a gente. Regras não permitir charretes, carochas, som, somente cavaleiro montado,
    O guia tem que ir sempre devagar não deixando ninguém passar na frente dele.

Página de comentários
Os comentários estão fechados.